Cultivados sem componentes químicos, como agrotóxicos e fertilizantes, os alimentos orgânicos são mais saudáveis para o nosso organismo. Buscando sempre oferecer qualidade e uma variedade de opções para os hóspedes, o La Torre agora possui um novo fornecedor, o Celeiro Orgânico.
O Sítio Santiago, sede do Celeiro Orgânico, está localizado na zona rural de Porto Seguro e cultiva hortaliças, frutas, legumes e flores. Por enquanto, a Ilha Orgânica do Restaurante Central estará disponível duas vezes por semana durante o jantar. Faz parte do all inclusive e o hóspede pode se servir à vontade e experimentar saladas orgânicas cultivadas e preparadas com muito carinho.
O Projeto teve início em Porto Seguro, quando sua idealizadora, Adriana da Rocha Severino, mudou-se para a região em 2017 para coordenar o Projeto Selo Orgânico, na Secretaria da Agricultura. Durante o projeto agricultores e indígenas foram convidados a fazer oficinas para produzir alimentos orgânicos e aderir ao sistema de certificação participativa da Rede de Agroecologia Povos da Mata (primeira certificadora orgânica participativa da Bahia).
Através de uma parceria, no Sítio Santiago nasceu a agricultura orgânica do Extremo Sul da Bahia produzindo hortaliças e foi uma das primeiras propriedades a receber o Selo Orgânico em Porto Seguro.
A Importância dos alimentos orgânicos
Uma das principais vantagens dos alimentos orgânicos é que ele proporciona mais vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes para o corpo, o que ajuda a fortalecer a saúde de quem consome. O sistema de produção é completamente livre de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente.
Para ser considerado um alimento de produção orgânica, é necessário que o solo, a água, o ar e todos os recursos naturais sejam utilizados de forma responsável. Os processos de produção também respeitam a saúde do trabalhador agrícola e mantêm a qualidade do alimento. A melhoria das condições socioeconômicas das comunidades rurais é mais uma vantagem da agricultura orgânica.
A promoção da biodiversidade também faz parte do ciclo de produção orgânica, pois, a conservação do solo e ausência de agrotóxicos ajudam na preservação de pássaros, insetos e outros animais. É necessário um selo que comprove a naturalidade da produção para ser considerado um alimento orgânico.
Confira no vídeo abaixo a visita do CEO do Grupo La Torre, Luigi Rotunno ao Sítio Santiago, sede do Celeiro Orgânico:
Fique por dentro de todas as novidades do Resort La Torre aqui.