Com programação gratuita, a mostra tem como principal objetivo a consciência ambiental e acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, em Vale Verde, distrito de Porto Seguro. O evento parte de temas centrais para a nossa sociedade – cultura e sustentabilidade e contará com sessões de cinema, plantio de mudas e oficinas.
O Grupo La Torre está apoiando a Mostra Itinerante de Cinema Ambiental (MICAS) que está em sua primeira edição, pois, sabe da importância de projetos que resultam em impactos positivos e significativos para o meio ambiente e para a sociedade. O evento propõe aliar o cinema à reflexão sobre a integração do humano na natureza, e debater a crise climática a partir do fomento de mudanças de hábitos para a construção de um futuro mais sustentável.
Para Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “a sustentabilidade é um dos pilares que norteiam as nossas atividades e que tornam o nosso modelo de negócio em uma inspiração para outros empreendimentos. Temos consciência que há muito trabalho a ser feito e estaremos sempre dispostos a contribuir, apoiando todas as iniciativas públicas e privadas que transformam os desafios socioambientais em oportunidade para a população. A Micas é um exemplo de ação que leva teoria e prática às comunidades e não temos dúvidas que será um dia muito interessante e produtivo”.
“O cinema é uma arte feita em coletivo e para o coletivo. Como ferramenta de mover massas, é capaz de promover o pensamento crítico e expandir a consciência coletiva. Diante da crise climática mundial gerada pela produção e consumo exacerbados, a sétima arte possui papel fundamental na disseminação e construção de novos hábitos sociais integrados à natureza”, defende a idealizadora e coordenadora geral da Micas, Marcela Cesar.
Ao longo do dia serão promovidas diversas atividades de consciência ambiental para o público de todas as idades . Iniciando com um plantio em massa e seguindo com as oficinas e rodas de conversa sobre coleta seletiva, educação ambiental, turismo sustentável e projetos locais. No final da tarde apresenta exibições cinematográficas relacionadas à temática.
A I Mostra Itinerante de Cinema Ambiental e Sustentabilidade é realizada através da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura do Governo Federal do Brasil, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro.
Vale Verde
Pertencente à cidade de Porto Seguro, Vale Verde é uma vila rural, localizada às margens do Rio Buranhém, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. Sua história, claro, também está relacionada com o processo de colonização portuguesa, e com a vinda dos jesuítas para o Brasil. Foi nesse local que, durante a segunda metade do século XVI, foi fundada a Missão Jesuítica Aldeia do Espírito Santo dos Índios, ou Aldeia Patatiba. Hoje, no centro da vila, ainda é possível apreciar a beleza singela da igrejinha e seu Quadrado, cercado do casario colorido de inspiração colonial. Esse vai ser o cenário da Micas em um dia de muito conteúdo para a promover a consciência ambiental.
I Mostra Itinerante de Cinema Ambiental e Sustentabilidade – MICAS
Data: 05 de junho de 2024
Local: Vale Verde – Porto Seguro – Bahia
Programação: Durante todo o dia/noite
Evento aberto para toda a comunidade
Instagram: @micasmostradecinema