No mês de novembro tivemos os dois últimos encontros focados no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. A Jornada Multidimensional qualificou 60 colaboradores e a iniciativa faz parte da cultura de aprendizagem contínua do Grupo La Torre. No total, foram 4 especialistas em gestão de pessoas e reeducação emocional que se propuseram a fortalecer competências e orientar colaboradores que ainda não exercem cargos de liderança. A intenção maior é que essa jornada os ajude a se descobrir profissionalmente.
A Jornada Multidimensional foi criada para dar continuidade a Jornada de Liderança, oportunizando momentos de integração, atualização de habilidades e conhecimentos conectados com o Jeito de Ser do La Torre. Para o Grupo é muito importante a valorização da mão de obra local, e por isso, 70% dos líderes atuais do La Torre foram formados internamente. Como o Grupo La Torre faz parte do Pacto Global da ONU e é uma empresa ESG, a qualificação de colaboradores é norteada pelas ODS 04 e 08. A primeira tem como base a educação de qualidade e a segunda trabalho decente e crescimento econômico.
Nos dois primeiros encontros, entrevistamos os Consultores Pedro Cordier e Thais Guimarães, que contaram para a Revista La Torre sobre suas experiências na jornada junto aos colaboradores. Agora foi a vez das Consultoras Lúcia Torres e Michele Pessin responderem como foram esses dias de compartilhamento, aprendizagem e fortalecimento de habilidades, no intuito que futuramente esses colaboradores exerçam cargos de liderança.
Entrevista com Lúcia Torres:
Lúcia Torres é CEO da MAIS PERSONA, além de Psicóloga e Master Coach, tratou de Resolutividade e Tomada de Decisões durante a Jornada Multidimensional. Confira um bate papo com a consultora:
Revista La Torre: Me explique brevemente sobre a sua consultoria na jornada.
Lúcia Torres: Anualmente o Resort La Torre vem inovando no desenvolvimento de seus líderes e em 2023 foram trabalhadas 4 dimensões da liderança: pessoal, adaptativa, resolutiva e colaborativa, distribuídas entre facilitadores distintos. Na dimensão resolutiva, por mim abordada, foram realizadas duas oficinas em dois dias consecutivos com o tema “Resolutividade e Tomada de Decisão”. Aqui, a ênfase foi dada na tomada de decisões eficazes e na comunicação assertiva dessas decisões, de maneira clara e persuasiva.
Iniciamos o trabalho com uma atividade vivencial “World Café”, em que os participantes foram desafiados a responder 5 perguntas específicas sobre a temática, com consequente compilação de resultados. Além disso, foram utilizados filmes em desenho animado, autoavaliação da assertividade, roda de conversa e exercícios em grupo. Trabalhamos casos da realidade do dia-a-dia de cada área funcional, o que fortaleceu as experiências profissionais nas práticas de resolução de problemas e tomada de decisão do cotidiano de todos. Ao final, os participantes foram convidados a escolher num painel uma “foto” que representasse os seus aprendizados e este foi um momento único para todos nós com muitos depoimentos significativos. A intenção da oficina foi de provocar “inteligência coletiva”, mostrando a força da liderança colaborativa.
Revista La Torre: Para você, como foi a experiência dessa jornada tanto pessoalmente quanto profissionalmente?
Lucia Torres: Compartilhar conhecimentos e orientar os participantes no aprimoramento de suas habilidades é sempre gratificante, pois aprendemos duplamente e essa jornada não foi diferente. Tanto pessoal quanto profissionalmente, pude aprender muito com as interações e desafios lançados. Saí do trabalho maior do que entrei!
Revista La Torre: O que chamou sua atenção na turma desta jornada?
Lucia Torres: O que mais me chamou a atenção na turma foi a diversidade de olhares sobre as questões apresentadas. Cada membro trouxe uma abordagem única para os exercícios e investigação, o que enriqueceu consideravelmente o ambiente de aprendizagem. Um momento marcante foi quando um participante aplicou uma estratégia de resolução de problemas num desafio específico em sua função, provocando reflexão e “insights” tanto para si como para os demais. Isto confirma como o intercâmbio de experiência favorece a aprendizagem coletiva.
Revista La Torre: O que você achou dessa iniciativa do La Torre para qualificar os colaboradores?
Lucia Torres: A iniciativa do La Torre para qualificar os colaboradores nos mostra um compromisso real com o crescimento e o desenvolvimento das equipes, permitindo que profissionais capacitados não apenas beneficiem a empresa, mas também elevem o padrão da indústria do turismo como um todo na região. Essa abordagem proativa é fundamental para criar um ambiente de trabalho dinâmico e inovador.
Revista La Torre: Como você acredita que a sua consultoria vai contribuir para a carreira dos colaboradores?
Lucia Torres: Sabemos que os resultados nem sempre são visíveis e tão imediatos. Este tema é denso e merece sempre estar na pauta das empresas. Quando nós temos déficit nestas duas habilidades, geramos estresse em torno de situações problemáticas com outros tipos de reflexos tanto emocionais para outras pessoas quanto para os resultados esperados.O meu objetivo foi oferecer ferramentas práticas e estratégicas adaptáveis para enfrentar desafios profissionais utilizando o pensamento crítico, a confiança e a criatividade.
Ao longo do tempo, acredito que a abordagem trabalhada com o grupo fortalecerá suas habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão, promovendo não apenas o sucesso em suas funções atuais, mas também preparando-os para assumir papéis mais desafiantes de liderança no futuro.
Entrevista com Michele Pessin:
Michelle Pessin é CEO do PESSIN GESTÃO, Especialista em Desenvolvimento Humano e seu treinamento teve como tema a Comunicação Aberta e Colaborativismo. Confira um bate papo com a consultora:
Revista La Torre: Me explique brevemente sobre a sua consultoria na jornada.
Michele Pessin: A Consultoria na Jornada traz a ideia de criar um espaço de escuta e desenvolvimento para a liderança de forma construtiva e vivencial. E também de explorar as diversas formas de comunicação interna e externa, refletindo a forma como me relaciono comigo e com o outro. Como ela é vivencial e construtiva, o time tem a oportunidade de elaborar junto os caminhos e as reflexões necessárias para avançar naquilo que diz respeito à comunicação.
Revista La Torre: Para você, como foi a experiência dessa jornada tanto pessoalmente quanto profissionalmente?
Michele Pessin: A experiência com a jornada é muito forte, eu falo que eu sempre saio melhor como pessoa e como profissional. Isso porque você está ali, escuta as histórias, participa das reflexões, dos insights. Então, você entrar em contato com a percepção do outro, sempre abre um leque de possibilidades para que você avance na sua forma de ver o mundo, de atuar como profissional, e isso é muito gratificante.
Revista La Torre: O que chamou sua atenção na turma desta jornada?
Michele Pessin: Nessa jornada, o que me chamou a atenção, primeiro foi a entrega das pessoas para uma experiência vivencial mesmo, elas estavam muito abertas. E também o retorno da etapa anterior (a jornada de liderança), havia uma expectativa muito positiva em relação a essa jornada. Fiquei super feliz de ouvir as histórias das pessoas que ainda se lembram daquilo que foi trabalhado anteriormente e das pessoas que avançaram. Então, chamou muito a minha atenção esses depoimentos, esse retorno do processo como um todo.
Revista La Torre: O que você achou dessa iniciativa do La Torre para qualificar os colaboradores?
Michele Pessin: A iniciativa do La Torre em qualificar as pessoas é sensacional, porque a experiência, a hospitalidade, a liderança, começa cuidando daqueles que cuidam. Daqueles que desenvolvem. Trabalhar o EU, liderar para si, liderar pro outro, liderar para o negócio, essa tríade quando é valorizada e estruturada, cria-se a possibilidade de avançar nas entregas, nas relações, nos resultados. Você cria assim, relações mais honestas, mais humanizadas, onde o líder tem mais consciência do seu papel como ponte no desenvolvimento do outro, entendendo que tudo começa nele. Então, ver uma empresa que tem essa consciência , que tem esse olhar para as pessoas é muito bacana, e fazer parte disso é muito gratificante.
Revista La Torre: Como você acredita que a sua consultoria vai contribuir para a carreira dos colaboradores?
Michele Pessin: Eu acho que a consultoria contribui por ser vivenciada com conteúdo para a aplicabilidade imediata no dia a dia. Tudo o que se constrói ali tem um link muito grande com a realidade, com a rotina, com a dificuldade, porque é feito de forma horizontal. Eu trago o saber mas eles também também tem os saberes do dia a dia. Então, eu acho que o trabalho que fizemos de comunicação vai facilitar a expressão diária, a gestão de conflitos, vai criar um ambiente com mais confiança psicológica, porque foi muito tratado a questão da escuta empática, ativa e como isso contribui também para o colaborativismo. Acho que vai facilitar a vivência no dia a dia, elevando as relações e consequentemente vai elevar os resultados.
Confira relatos de alguns colaboradores sobre a jornada, sua importância e como eles acham que ela vai ajudar em suas vidas profissionais:
“Eu achei incrível! Para mim foi importante, primeiro porque eu sempre recebo essas oportunidades como um presente vindo da empresa onde trabalho, e o aprendizado né!? A verdade é que já está me ajudando, por exemplo, a ser um líder melhor, ser justa , ter clareza naquilo que precisamos melhorar, ser específica sem rodeios . E como pessoa um ser humano melhor, também me ajudou a entender cada pessoa que está trabalhando comigo diretamente e indiretamente. É um presente que valorizo muito” – Janeane de Almeida Soares, Chef de Cozinha Jr.
“Então, essa foi a minha segunda jornada e mais uma vez uma experiência maravilhosa e enriquecedora. A Experiência nos proporciona momentos de reflexão, aprendizagem e autoconhecimento, além de nos proporcionar momentos únicos com os nossos colegas de diversos setores que no dia a dia não temos muito contato. Com todos os pontos acima, conseguimos compreender melhor os nossos liderados, aprendemos a ouvir, e assim, nos tornamos líderes mais humanos e empáticos, a jornada é muito importante para nós, tanto na vida profissional quanto para a nossa evolução pessoal” – Vanessa Nascimento Pereira, Coordenadora de Crédito com Garantia de Imóvel e e Atendimento (Setor – Vendas).
Saiba mais sobre todas as iniciativas que o La Torre desenvolve para os seus colaboradores aqui.
Quer viver dias incríveis no Resort La Torre? Faça já sua reserva aqui.