Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar

Ecoponto – La Torre recebe resíduos recicláveis da comunidade 

O Resort La Torre agora possui um Ecoponto para receber resíduos recicláveis dos colaboradores e também da comunidade de Porto Seguro, Coroa Vermelha e região. A iniciativa visa facilitar a participação das pessoas para um descarte correto, além de estimular na orientação e educação ambiental da população. Assim sendo, consequentemente, isso ajudará a trazer maiores benefícios para o meio ambiente.

Para o Grupo La Torre, a solução para diminuir a poluição está em nossas mãos e contribuir para a economia circular pode ser simples e prático quando nos conectamos. Como Ecoponto, o Resort La Torre, potenciará a reciclagem na região da praia do Mutá. Também fará um trabalho interno de incentivo aos colaboradores, para que eles entreguem seus resíduos recicláveis no local.

A criação de Ecopontos, auxilia os moradores a dispor dos resíduos de forma correta e ajuda a despertar a educação ambiental na comunidade. O Ecoponto La Torre se compromete a classificar os materiais para reaproveitamento e fazer a destinação correta e ambientalmente adequada. 

Para ajudar nessa missão, o resort conta com algumas parcerias que dão suporte na destinação correta, entre elas a Recicla Legal, Reóba e Terracycle. 

No Ecoponto, serão aceitos materiais recicláveis de plásticos: garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral; papéis: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel; vidros: potes de alimentos, garrafas, copos, metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro; eletrônicos: celulares, eletrodomésticos, rádios, microondas, computadores; e óleo de cozinha vegetal usado, além de pilhas e baterias.

Estrutura do Ecoponto La Torre

O La Torre possui uma área denominada “Vila Ecológica” destinada ao recebimento dos resíduos do resort, que hoje já recicla cerca de 70% da demanda do empreendimento. Por ser um lugar grande, com capacidade para receber e armazenar muito mais resíduos, houve uma reestruturação para receber também o resíduo da comunidade. 

O material deve ser entregue no  Ecoponto de forma voluntária pela população e permanecerão armazenados temporariamente até que sejam transportados pelas empresas parceiras para tratamento e destinação final.

O Ecoponto La Torre tem capacidade de receber até  3 toneladas semanais. Possui containers  e eco bags, sinalização e identificação do resíduo recebido para transporte.

Equipe do Ecoponto La Torre

A equipe de Reciclagem é composta por um gestor e três auxiliares. Todos  eles já possuem capacitação para conduzir o processo de gestão do Ecoponto. Isso garante o recebimento e armazenamento adequado dos resíduos, bem como a limpeza e organização do local.

Benefícios do Ecoponto

Ambientais: Redução do volume de lixo, utilização de recursos naturais, economia de energia e redução da emissão de gases.

Econômicos: Redução dos custos de limpeza urbana, diminuição da necessidade de investimentos em novas áreas de aterros sanitários, além de incentivar a criação de novas empresas e empregos.

Sociais: Melhora da qualidade de vida da comunidade, geração de renda e inclusão social, além de incentivar atitudes sustentáveis.

Recentemente o Grupo La Torre passou a fazer parte do Pacto Global da ONU, iniciativa  que visa engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.  A iniciativa da criação do Ecoponto La Torre  está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis, têm um papel importante na prevenção de resíduos por meio da redução, reciclagem e reutilização – princípios de “economia circular”, em que os recursos não são desperdiçados.

Participe, faça a designação correta dos resíduos recicláveis. O Planeta importa!

EM ALTA

Artigos Relacionados