Pesquisar
Close this search box.
  • Home
  • /
  • Turismo
  • /
  • História da Culinária Nordestina: Festival Sabores da Terra

Compartilhar

História da Culinária Nordestina: Festival Sabores da Terra

Para contar a história da culinária nordestina, é importante falar também de território. Primeiramente, as culturas indígenas, africanas e portuguesas se misturam, somando influências de diversas regiões.

O Festival Sabores da Terra traz ao Resort La Torre as histórias e traços importantes das comidas típicas da região norte e nordeste do país. As duas primeiras convidadas foram as Chefs Twry Pataxó e Deborah Martins, indígenas Pataxós do extremo Sul da Bahia. Twry é da Aldeia Mãe de Barra Velha, e Deborah de Alcobaça.

A comida indígena é herança da população nativa. Bem como, a influência na culinária nordestina é extremamente forte e de grande importância. Antes da chegada dos portugueses, a culinária indígena era baseada no consumo de grãos, frutas e raízes.

As duas primeiras noites desse encontro, foram marcados por muitas histórias sobre a vida das duas chefs indígenas, além de suas inspirações e conhecimentos dos povos originários.

Os próximos dias de Sabores da Terra acontecem em junho, nos dias 09 e 23, com os Chefs Jorge Washington com sabores da culinária africana e Timóteo Domingos com os segredos da culinária nordestina.

Venha participar com a gente e descubra muito mais sobre a história da culinária nordestina!

Enquanto isso, confira abaixo um vídeo com o melhor das duas noites, e entrevista especial com as chefs Twry Pataxó e Deborah Martins:

Entrevista com a Chef Twry Pataxó

e sua culinária nordestina ancestral

La Torre: O que você acredita ser importante para a construção de um bom prato?

Twry: Para construção de um bom prato, o principal ingrediente precisa ser o amor. Colocar energia positiva no que você está fazendo. Mas além disso é preciso estar atento à qualidade dos alimentos que você irá utilizar; dando preferência às ervas e temperos frescos. Não tem como comparar um leite de coco industrializado, com o leite de coco fresco. Tudo isso altera muito o resultado final de um prato especial.

La Torre: O que você está levando em consideração para a elaboração do prato no Sabores da Terra?

Twry: Estou levando o sabor da minha ancestralidade, a memória do meu povo, a valorização e o reconhecimento da culinária indígena. 

La Torre: O que você acha importante ressaltar na sua cozinha, enquanto conceito e execução?

Twry: A culinária medicinal. O poder das plantas e alimentos nativos de curar agradando o paladar. Trazendo uma cura deliciosa para as pessoas que saboreiam as minhas receitas e que além de tudo, a comida pode ser também um remédio.

La Torre: Quais os principais ingredientes que você usou no Sabores da Terra?

Twry: Ingredientes da nossa terra, como o dendê, a mangaba e as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que são as plantas nativas brasileiras que foram utilizadas no prato como temperos e hortaliças.

Entrevista com a Chef Deborah Martins

e sua culinária nordestina futurista e ancestral

La Torre: O que você acredita ser importante para a construção de um bom prato?

Deborah: História. Cada elemento de uma receita, pra mim, precisa contar uma história. Exemplo disso, é que comida hoje é o maior elo entre mim e os meus ancestrais.

La Torre:  O que você está levando em consideração para a elaboração do prato no Sabores da Terra?

Deborah: O território do povo pataxó do extremo sul da Bahia. Quando digo território, falo também das águas que nos sustenta. Penso na minha família, nos meus tios, primos e avô pescadores. Penso na minha mãe cozinhando no fogo de chão.

La Torre: O que você acha importante ressaltar na sua cozinha, enquanto conceito e execução?

Deborah: É importante entender que minha cozinha é atemporal e está sempre se renovando, mas com os olhos no passado. Minha cozinha é futurista e o futuro é ancestral.

La Torre:  Quais os principais ingredientes que você usou no Sabores da Terra?

Deborah: Peixe de água salgada e dendê foram os dois ingredientes chave pra essa apresentação!

Confira mais experiências do Resort La Torre clicando aqui.

EM ALTA

Artigos Relacionados