Durante todo mês o Resort La Torre promoveu ações internas para suas colaboradoras em incentivo ao Outubro Rosa. O movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Anualmente, durante o mês de outubro, o movimento tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.
Esse ano, visando a saúde e bem-estar de nossas colaboradoras, o Resort La Torre promoveu no dia 05/10 uma palestra para conscientização e orientação com a psicóloga Bianca Mesquita, que abordou a importância do autocuidado de olhar para si mesma.
O La Torre também está oferecendo durante todo o mês, através de agendamento prévio com o RH, consultas com a ginecologista Thalita Oliveira. Além disso, estão disponíveis encaminhamentos para exames de mamografia e ultrassom de mama, que são custeadas pelo resort. A mamografia está sendo realizada em Porto Seguro no Porto Diagnósticos e os exames de ultrassom da mama serão realizados no resort com o médico Dr. Saulo.
Outubro rosa e a importância da detecção precoce
Tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos, o câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres em todo mundo. No Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023. São cerca de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Entre os principais sintomas de câncer de mama estão: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Quando detectado em fases iniciais, aumenta-se as chances de tratamento e cura. Para isso, é necessário que as mulheres façam a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável. Isso pode ser feito no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano.
Outra forma de detecção é através da mamografia, em exames de rotina em mulheres acima de 40 anos, mesmo sem sinais ou sintomas da doença. A prevenção é a melhor forma de lutar contra o câncer de mama e de demonstrar amor próprio. Faça os exames anualmente, cuide-se.
Conheça mais iniciativas do Grupo La Torre aqui.