O Clube de Desbravadores Navegantes em Coroa Vermelha, esse ano mais uma vez conta com o patrocínio do Grupo La Torre. Dessa vez, o apoio está na ajuda para o transporte dos participantes do projeto para o evento Campori em Feira de Santana/BA. O Clube conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 15 anos de diferentes classes sociais, cor e religião, preservando a diversidade dentro do projeto.
As reuniões são realizadas uma vez por semana e os jovens aprendem a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Entre as atividades realizadas estão acampamentos, escaladas, pesquisas e estudos nas matas e cavernas, priorizando sempre as vivências ao ar livre. Fazer fogueira não utilizando fósforo e cozinhar no meio da mata, por exemplo, é uma das habilidades desenvolvidas pelos jovens que participam do projeto.
Disciplina e união são amplamente desenvolvidos através da criatividade despertada pelas artes manuais. O trabalho em equipe é utilizado para além dos encontros dos Desbravadores, também são úteis para a comunidade. O projeto dá suporte em calamidades, além de participar ativamente em campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.
O Clube Desbravadores Navegantes está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7° Dia.
Entrevistamos a secretária e tesoureira do Clube de Desbravadores Navegantes de Coroa Vermelha, Valdemaria Silva Borges, confira:
Revista La Torre: Quantos jovens participam atualmente do Clube?
Valdemaria: Atualmente são 31 jovens.
Revista La Torre: Na sua visão qual a importância dessas atividades para o desenvolvimento pessoal desses jovens?
Valdemaria: Na minha visão as atividades do clube além de trabalhar a parte física mental e espiritual, ajuda na resistência, trabalho em equipe, solidariedade, amor com o próximo. Também tira os jovens das ruas, pois, no clube sempre tem atividades que chamam a atenção deles. Eles amam, aprendem várias atividades que ajudam no dia a dia, até mesmo como preparar um simples alimento.
Revista La Torre: Como o patrocínio ajuda o Clube?
Valdemaria: O patrocínio ajuda o clube de várias maneiras, com uniformes, eventos, acampamentos e a comprar materiais que utilizamos diariamente nas atividades do clube. Inclusive quando fazemos almoço, café da manhã e etc. Até porque a maior parte dos jovens que fazem parte do clube são de famílias carentes, muito carentes.
Revista La Torre: O que é o evento Campori? Como funciona?
Valdemaria: Os Camporis são grandes reuniões realizadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), através de seus campos missionários (Associações, Uniões e Divisões), normalmente para desenvolver atividades pertinentes ao clube de Desbravadores. Além da programação de palco em todas as manhãs e noites, os participantes dos camporis passam o dia em atividades como desfiles, projetos comunitários, ação social e outras competições que somam pontos para os seus clubes, como em uma gincana. O evento interestadual espera a participação de cerca de 20.000 jovens, promovendo atividades sociais e educativas.
O Parque de Exposição João Martins da Silva será o local do Campori dos Escoteiros Desbravadores da União Leste Brasileira, agendado para acontecer entre os dias 13 e 17 de novembro de 2024. Com um total de 225 comunidades. O evento proporcionará aos participantes um fim de semana de acampamento e celebração das atividades sociais realizadas ao longo do ano. A iniciativa visa promover valores e crescimento pessoal e espiritual entre os jovens participantes.
Revista La Torre: Qual atividade os jovens mais demonstram interesse?
Valdemaria: Eles gostam de todas, mas ao meu ver, as ações solidárias e acampamentos são as preferidas deles.
Conheça todos os projetos que recebem apoio do Grupo La Torre aqui.
Faça já sua reserva no Resort La Torre e viva dias inesquecíveis.