Na última segunda-feira (15/01) recebemos a CEO da Comida Invisível, Daniela Leite, para participar de um encontro especial sobre boas práticas sustentáveis. O intuito do bate papo foi conectar parceiros e unir forças para inspirar um futuro mais justo, sustentável e livre de desperdício de alimentos para os estabelecimentos de Porto Seguro.
A Comida Invisível é uma startup social que usa a tecnologia para conectar estabelecimentos que têm alimentos que perderam o valor comercial, mas são apropriados para o consumo, a ONGs que atuam com pessoas em vulnerabilidade. Através da plataforma da Comida Invisível, mais de 2 milhões de refeições foram direcionadas para associações assistenciais em 2023, resultando na redução de mais de 800 toneladas de CO2.
O Grupo La Torre se aliou a Comida Invisível em outubro do ano passado e constatamos a importância do combate ao desperdício e os impactos social e ambiental das doações. Até o momento já doamos mais de 300kg de alimentos ou 1.677 refeições com essa prática sustentável.
Foram convidados para esse encontro estabelecimentos comerciais e hoteleiros, associações assistenciais, além de colaboradores do Resort La Torre. Foram abordados aspectos jurídicos e sanitários para uma doação segura, legislação e como a plataforma pode auxiliar e garantir a segurança em todo o processo.
Além disso, os presentes compartilharam suas experiências, dúvidas e necessidades, e colaboradores do La Torre contaram como tem sido sua rotina depois que passamos a fazer parte do projeto. Inclusive tivemos depoimentos envolvendo hóspedes, que ficaram muito felizes com a notícia da parceria e em saber da preocupação que o Grupo La Torre tem com as soluções para diminuir o desperdício de alimentos.
O Grupo La Torre deseja conectar outras empresas que também possam contribuir com o projeto, para que juntos possamos combater o desperdício de alimentos e ajudar quem tem necessidade em Porto Seguro e região. A nossa parceria tem conectado a sustentabilidade à hospitalidade, onde acreditamos que cuidar da fome e do meio ambiente, é cuidar de todos nós.
Segundo Eliete Ferreira, gestora ESG do Grupo La Torre, “esse encontro desempenhou um papel crucial ao inspirar novos entusiastas para se juntarem a este movimento/projeto. Reconhecemos que a informação é o primeiro passo para a mudança, e a união de empresas, ONGs e comunidade é a força propulsora que nos permite contribuir e inspirar um futuro mais justo, sustentável e livre de desperdícios nos estabelecimentos de Porto Seguro. Juntos, estamos moldando um caminho para uma comunidade mais vibrante e responsável”, concluiu.
Entrevista com Daniela Leite da Comida Invisível:
Revista La Torre: Quantas ONGs a Comida Invísivel atende atualmente?
Daniela Leite: Temos mais de 20 mil ONGs mapeadas na plataforma, e conforme vamos expandindo pelo Brasil, certificamos as ONGs com a nossa equipe de nutricionistas espalhadas por todo o país, garantindo a segurança juridico sanitária no destino do alimento doado.
Revista La Torre: Qual a lei que garante o processo de doação de alimentos?
Daniela Leite: Doar alimentos é um processo totalmente legal, conforme a lei 14.016 de 23 de junho de 2020.
Revista La Torre: Como funciona o apoio das nutricionistas para garantir uma doação segura?
Daniela Leite: Certificamos as ONGs com a nossa equipe de nutricionistas espalhadas por todo o país, garantindo a segurança juridico-sanitária no destino do alimento doado. Oferecemos curso para as ONGs de política de boas práticas de manipulação de alimentos. Também estruturamos um manual de doação para que os estabelecimentos doadores possam encaminhar corretamente os alimentos.
Revista La Torre: Para além do alimento, quais outros benefícios a doação traz para as ONGS e para as empresas?
Daniela Leite: Oferecemos uma plataforma online que conecta o estabelecimento com ONGs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade, dando o destino correto aos alimentos que seriam desperdiçados.
Fornecemos ainda um relatório de ESG em tempo real, incluindo métricas contendo: quantidade de alimentos doados e o seu equivalente em refeições; quantidade de CO2 evitado; quantidade de pessoas atendidas; gráficos comparativos, categorizados por tipo de alimento, filiais doadoras, histórico, dentre outros. Dispomos também de um suporte constante durante todo o processo e o selo certificador para a sua empresa.
Revista La Torre: Qual o objetivo da Comida Invisível para a cidade de Porto Seguro?
Daniela Leite: Nosso objetivo é tornar a cidade de Porto Seguro um exemplo de referência no combate ao desperdício de alimentos e economia circular com a adesão de hotéis, supermercados, indústrias alimentícias doando os alimentos que estão próprios para consumo, mas que perderam o valor comercial para ONGs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Revista La Torre: Como é possível desenvolver uma cidade para que ela não tenha desperdício de alimentos?
Daniela Leite: Uma cidade sem desperdício se atinge com a consciência de todos, em rede, em um coletivo que encaminha alimentos para quem precisa, reduzindo os impactos sociais e ambientais para o bem maior do planeta.
Ao longo de 2023 também trouxemos para dentro do La Torre outras soluções na busca de uma operação com práticas sustentáveis e que reduza a geração de resíduos para o meio ambiente. Venha ser parte da mudança você também, acesse aqui a plataforma da Comida Invisível, reduza seu desperdício e faça parte dessa rede de solidariedade.