Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar

Inclusão Social – La Torre promove curso de libras

O Grupo La Torre entende a importância de ampliar o poder de comunicação, garantindo a inclusão social em respeito à diversidade. Pelo 5º ano consecutivo, a equipe de Recursos Humanos do Resort La Torre, organiza o Curso de Libras que é ministrado pelo colaborador Sylvio Toffetti que é deficiente auditivo e assistente na área de Recursos Humanos da empresa. O treinamento começou no dia 24 de abril, um dia após o Dia Nacional da Educação dos Surdos e vai até julho, contabilizando 3 meses de duração.

O curso é oferecido para todos os colaboradores que tenham interesse em participar e desde o primeiro ano, conta com uma participação significativa. Sylvio, é adepto da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e vem oportunizando que seus colegas de trabalho aprendam a se comunicar com todos os outros deifcientes auditivos. 

“Fico muito feliz e grato de ver os colaboradores aprendendo, se desenvolvendo, interagindo entre os setores, e após,  podem replicar o que aprenderam com os hóspedes que visitam o La Torre, e também ter uma comunicação mais efetiva comigo” – destaca Sylvio. 

Ações que prezam o respeito, a diversidade e os direitos de Pessoas com Deficiência (PCD) são constantes no La Torre, com treinamentos e iniciativas que visam a inclusão social. Esse ano, mais de 150 colaboradores foram capacitados na língua de sinais. Inclusive, a Convenção Anual também conta com intérpretes de LIBRAS. 

Para Andreza Teixeira, assistente de RH e que faz parte da organização do treinamento, “o curso de libras permite um ambiente de trabalho mais acolhedor e integrado, incluindo tanto colaboradores quanto hóspedes, garantindo que suas necessidades sejam compreendidas e atendidas adequadamente, gerando uma comunicação inclusiva”. E conclui falando sobre as participações internas “Ficamos contentes por ter um colaborador que possa compartilhar seu conhecimento com os demais, e assim conseguimos contribuir para um sociedade  mais igualitária e justa, onde todos tenham oportunidades iguais”. 

Inclusão social faz parte da cultura do La Torre

Promover a comunicação integrando pessoas não só no ambiente de trabalho, mas também na sociedade, auxiliando na construção da cultura de identidade da comunidade surda brasileira é um dos objetivos do Grupo La Torre. Apoiar causas em defesa de pessoas com deficiência através do programa de empreendedorismo social, apoiando e beneficiando, faz parte do “Jeito de Ser La Torre”

Perguntamos para Ricardo de Oliveira, colaborador PCD que está participando do curso, o que ele está achando dos encontros, “eu estou achando bacana, para mim é uma novidade aprender libras, saber me comunicar com uma pessoa que é muda e surda. Para mim é uma aprendizagem muito interessante, eu nunca tinha feito um curso de libras. O jeito que o Sylvio ensina, mesmo uma pessoa que tem dificuldade de aprendizagem como eu, consegue pegar algumas coisas de boa, ele ensina muito bem e eu estou adorando. Espero que eu possa me comunicar com outras pessoas surdas e ajudar em alguma coisa”. 

Segundo Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “só o conhecimento, a empatia e a boa vontade são capazes de melhorar a relação das pessoas, pois entender o outro, pensar de forma coletiva e respeitar os direitos, fazendo valer as leis irá impedir qualquer tipo de preconceito e exclusão. Nós vivemos tempos difíceis, mas eu acredito nas pessoas! Eu acredito que podemos unir forças e lutar pelos ideais de uma sociedade mais justa e igualitária. Se cada um fizer o menor esforço, vai ver as conquistas que alcançamos. Parabenizo Sylvio por encarar o desafio de nos ensinar LIBRAS e, principalmente, nos mostrar que todos somos capazes.

EM ALTA

Artigos Relacionados