Compartilhar

Arquiteto e urbanista Edison Antunes

Arquiteto e urbanista Edison Antunes
Vivibilidade com dimensão humana.
Edison Antunes – Arquiteto premiado em Porto Seguro.

 Carros? Poucos e nos devidos lugares; áreas verdes e vielas com paisagismo? Muitas e “corrediças” acompanhando o movimento do sol e o fluxo do vento. O morador-cidadão prevalece na visão do arquiteto e urbanista Edison José Alves Antunes que, depois de intervenções premiadas em São Paulo, Palmas (TO) e Paris escolheu Porto Seguro para levar adiante sua missão de imaginar e criar espaços com muita vivibilidade com plena “dimensão humana”.

Em São Paulo Edison buscou a “vivibilidade” na elaboração do projeto do Boulevard Avanhandava, e o resultado foi premiado pelo prestigioso Premio Prisma, em sua edição de 2007. “Na época Edison declarou, “quem ganha é a cidade” o arquiteto e urbanista Edison José Alves Antunes dizendo-se estimulado pela premiação, e não esquece de comentar a importância dos profissionais que, na sua opinião, “para por em prática este trabalho venceram todas as dificuldades, com coragem e obstinação”.
Considerando projeto e obra, foram dedicados mais de vinte meses ao projeto, entre maio de 2005 a janeiro de 2007, lembra Edison, ressaltando ainda sua mportância: “Abrimos uma nova vertente como alternativa. Uma ferramenta urbana conhecida internacionalmente como ‘Traffic Calming’ realizou a sinergia perfeita, o redesenho do espaço público, “combinando veículos e pedestres. Quem ganhou mais? A cidade de São Paulo”, concluiu.
O bairro Mutá já tem a assinatura do arquiteto renomado nos empreendimentos
 Topazio Residencial, a Ala Corais do La Torre Resort
 e a urbanização do Residencial Vila La Torre.

 

Se em São Paulo Edison teve que repensar um espaço existente, com pessoas, comércios e serviços já presentes no território urbano, em Palmas Tocantins ele pôde agir numa cidade que estava nascendo e que apostou em urbanistas de renome para seu planejamento. “Capital nova, os administradores resolveram confiaram espaços a vários urbanistas”, explicou Edison que elaborou a quadra AR no 21 . Uso residencial, uso misto e uso institucional dosados e interligados com criatividades em dois eixos que se cruzam formando uma espécie de grande “T”.
No conceito elaborado em Palmas por Edson, moradias, lugares de trabalho e de descanso convivem harmoniosamente integrados aos serviços públicos como uma creche, um centro esportivo, um posto de saúde e um posto policial. Fora do país, vale lembrar as intervenções arquitetônicas e urbanísticas em Paris também foram executadas por Edison, em parceria com outros arquitetos.
Foco dos interesses atuais de Edison é a Costa do Descobrimento, onde já projetou vários empreendimentos, “agora estou concentrado em Porto Seguro, principalmente na área do Mutá, onde nossos conceitos tomam forma em vários empreendimentos”. De acordo com Luigi Rotunno, da Imoplanet, empresa parceira de Edison, a escolha dele foi em virtude de sua criatividade em desenhar os espaços, “a visão do Edison de privilegiar espaços comuns e áreas livres em prol da ventilação e da qualidade de vida coincide com a nossa”, ressaltou Rotunno, “até quando os condomínios estão lotados, espaços, distâncias e orientações das unidades não deixam aparecer a presença das pessoas”.
Antonio Alberghini / Mídia Mutá
EM ALTA

Artigos Relacionados