• Home
  • /
  • Turismo
  • /
  • Baleias Jubarte – La Torre organiza avistamento até outubro para hóspedes 

Compartilhar

Baleias Jubarte – La Torre organiza avistamento até outubro para hóspedes 

Durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro é possível fazer o  avistamento das baleias jubarte na costa brasileira. O Resort La Torre em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e a Cia do Mar Navegação e Turismo, realiza os passeios em Porto Seguro – BA.  Em embarcação segura, regularizada junto à Marinha do Brasil, o encontro com as gigantes e dóceis espécies são verdadeiros safaris que proporcionam muita educação ambiental sobre as baleias. 

Na última sexta-feira (04/08) o resort realizou o primeiro passeio da temporada com os hóspedes. Foi possível avistar alguns grupos de baleias e ouvir o belíssimo canto delas. O passeio é supervisionado por um profissional especializado em biologia marinha que ministra palestra de conscientização sobre biodiversidade. Além de apresentar ao longo do trajeto, informações detalhadas das baleias jubartes, seus hábitos alimentares, reprodutivos, entre outras curiosidades.

Curiosidades sobre as Baleias Jubarte

Há 35 anos atrás, quando o projeto começou, a costa brasileira recebia apenas 1.200 baleias, o motivo desse número tão baixo, é que elas eram caçadas, chegando quase à extinção. Com um árduo trabalho de conscientização e com o incentivo do turismo de observação, hoje são cerca de 25.000 mil baleias que visitam o Brasil durante esse período que vai de julho até outubro. 

Além de realizar os passeios, as embarcações utilizadas pelo Projeto Baleia Jubarte para avistamento,  também fazem pesquisa a bordo. Um dos trabalhos é catalogar a digital, através da cauda, para a identificação e acompanhamento de cada uma delas. As baleias jubarte podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas – cerca de 8 elefantes adultos. O modo de encontrá-las durante os passeios é através de olhos treinados dos guias do projeto. Ao avistar essas gigantes, é difícil não se emocionar. 

A Jornada das Baleias Jubarte 

Elas se deslocam todos os anos das áreas de alimentação, localizadas em regiões polares para as áreas de reprodução nos trópicos. A jornada para o Brasil é de aproximadamente 4.000 km, de 1 à 2 meses durante o inverno austral – de julho à novembro. Elas passam o verão em águas subantárticas, nas proximidades das Ilhas da Geórgia do Sul – de dezembro à março. Por lá, elas se alimentam basicamente de krill – um minúsculo camarão comuns em mares polares. Ou seja, elas passam quase 4 meses sem se alimentar aqui no Brasil. 

Projeto Baleia Jubarte

O projeto foi criado em 1988, com a finalidade de promover a proteção e a pesquisa de uma pequena população de baleias jubarte na região de Abrolhos – BA. Logo após foi criado o INSTITUTO BALEIA JUBARTE (IBJ), organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão “conservar as baleias jubarte e outros cetáceos do Brasil e contribuir para a harmonia entre a atividade humana e a preservação do patrimônio natural”. 

Sendo assim, o Projeto Baleia Jubarte além de ajudar na preservação das baleias jubarte, para que elas não sejam ameaçadas novamente pela caça, também geram muitos empregos. Ou seja, o dinheiro investido no passeio, é parte do que faz com que o  projeto exista e siga protegendo essa maravilhosa espécie. 

Para que a atividade seja mantida, também é necessário constante monitoramento para minimizar possíveis perturbações ou danos aos animais, principalmente aos filhotes, pois, as visitações, são realizadas  em uma importante área de reprodução. 

Confira mais experiências oferecidas pelo Resort La torre aqui.

Faça já sua reserva e viva momentos únicos clicando aqui.

EM ALTA

Artigos Relacionados