A Costa do Cacau é conhecida por sua rica natureza e bagagem histórica, e também pela produção de chocolate. O Resort La Torre celebrará esse ano a Páscoa em grande estilo, com a degustação de chocolates produzidos no Brasil, com alguns produtos também da Bahia. Serão 20 marcas no total, dentre elas 3 que são certificadas como orgânicas: Modaka, Cruzeiro do Sul, Cooperativa Cabruca.
A experiência funciona como uma espécie de talk show, onde receberemos a pesquisadora e consultora sobre cacau e chocolates, Juliana Recuero Ustra pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, esse evento realizado pelo La Torre foi um sucesso e segundo a própria consultora ela nunca havia visto um evento desse no país, onde se concentraram tantas marcas de chocolate de qualidade que foram degustados pelos hóspedes.
Juliana, já viajou muito pelo Brasil apresentando iniciativas de derivados de cacau, chocolates bean to bar, tree to bar, totalmente produzidos aqui, inclusive se aprofundando muito na Costa do Cacau na Bahia. No Blog da consultora é possível acompanhar a EXPEDIÇÃO CACAU E CHOCOLATE DO BRASIL, experiências Gastronômicas, com agenda, dicas de livros, cases de marcas produtoras, eventos, notícias, lançamentos e outras informações sobre o chocolate brasileiro.
Confira abaixo uma entrevista com a Juliana Recuero Ustra:
Com grande experiência como consultora, projetos e treinamentos para o setor de alimentos, Juliana esteve do Salon du Chocolat Paris, do Salão Internacional de Alimentos de Paris (Sial), no Salon du Chocolat de Salvador e já visitou museus do chocolate, chocolatarias renomadas e fazendas de cacau pelo mundo e no Brasil. Idealizou o Projeto Chocolate no Brasil e o Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, pelos quais difunde o que há neste cenário através de eventos, cursos, palestras sobre o tema. É curadora do primeiro hotel temático em chocolate do Brasil.
Revista La Torre: Como vai funcionar essa experiência aqui no La Torre durante a páscoa?
Juliana: A experiência no La Torre é um momento para celebrar a Páscoa com muito conteúdo e degustação de chocolates brasileiros. Farei um bate-papo que envolve muita pesquisa, explorando o mundo do cacau e chocolate brasileiro desde 2013. Levarei minha experiência em fazendas de cacau, fábricas de chocolates e em eventos pelo Brasil. Será uma grande festa onde os hóspedes poderão provar chocolates bean to bar e tree to bar do Brasil e claro, haverá degustação comentada.
Revista La Torre: Quais marcas farão parte da experiência?Alguma aqui do sul da Bahia?
Juliana: Fiz uma curadoria para este evento ser bem exclusivo e traduzir muito da brasilidade das marcas presentes. Serão cerca de 20 marcas ao todo, praticamente a metade de origem em fazendas do Sul da Bahia e também em fábricas no Estado.
Revista La Torre: Como funciona o seu projeto? Como e quando ele começou?
Juliana: Meu projeto da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil é uma iniciativa que tem como objetivo principal contar o que há de melhor no Brasil em se tratando de cacau e chocolates, de forma multidisciplinar. Estou escrevendo um livro sobre minhas experiências em fazendas e fábricas e sobre o panorama no país para tal. Realizo imersões, visitas, eventos e essencialmente estou atenta a todos movimentos que o universo do Cacau e Chocolate realiza. O projeto começou em 2020 quando o lancei em Ilhéus para marcar a minha primeira visita à região, e quando plantei minha primeira muda de cacau numa fazenda da região .
Revista La Torre: O que é chocolate bean to bar, e tree to bar?
Juliana: Chocolate “bean to bar” é um chocolate da amêndoa à barra. Isso é mais amplo do que só um processo de produção, é uma filosofia de trabalho onde estão muito marcados valores como sustentabilidade, transparência, cuidado e fruto disso é que todas as marcas selecionadas para o evento são de marcas que estão nesta mesma sintonia. Já o chocolate Tree to bar é da árvore à barra, ou seja a fazenda de cacau também produz seu chocolate e isso faz com que a transparência em relação à origem e à excelência seja a tônica.
Revista La Torre: Como funciona o cultivo do cacau?
Juliana: O cultivo do cacau pode ser feito de algumas formas, mas para este evento em especial, selecionei marcas que produzem no sistema agroflorestal chamado “cabruca”, onde se preservam muito das espécies de fauna e flora. O cacau é cultivado respeitando nascentes, solo, vegetação e animais presentes na floresta, e isto tudo é de grande valor e deve ser levado em conta.
Para finalizar Juliana deu o seguinte depoimento: “A Páscoa é uma celebração mais do que especial, em todos os sentidos e estar realizando a segunda edição do evento da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil no Resort La Torre é maravilhoso. Em 2023 este hotel foi pioneiro em levar um grande evento usando Chocolate bean to bar exclusivamente brasileiro para seus hóspedes. A experiência de poder dialogar com cerca de 300 pessoas sobre cacau e chocolate brasileiros é emocionante, pois mostra a potência deste alimento e a amplitude do seu consumo. Tenho certeza que em 2024 a festa será mais incrível ainda”.
Conheça todas as experiências do Resort La Torre aqui.
Faça aqui sua reserva e viva momentos inesquecíveis no La Torre.