Pesquisar
Close this search box.
  • Home
  • /
  • ESG
  • /
  • Descarte correto de resíduos – Gincana movimenta mais de 13 toneladas no Ecoponto La Torre 

Compartilhar

Descarte correto de resíduos – Gincana movimenta mais de 13 toneladas no Ecoponto La Torre 

Uma gincana para o descarte correto de resíduos movimentou os colaboradores do resort durante o mês de setembro. A iniciativa aconteceu diante da inauguração do Ecoponto La Torre, que passou a receber resíduos recicláveis da comunidade de Porto Seguro, Coroa Vermelha e região. 

A comissão ESG do Grupo La Torre promoveu uma coleta seletiva gameficada entre seus colaboradores. A ação funcionou da seguinte forma: primeiro o colaborador teve que entrar em uma equipe, em seguida passou a entregar seus resíduos recicláveis domésticos no Ecoponto, cada item valia um determinado número de pontos. A participação no Dia Mundial da Limpeza e no Fórum Lixo Zero e  ideias de melhorias para o Programa de ESG do La Torre, também proporcionaram pontos.

As equipes foram divididas em 13 equipes com um total de 150 colaboradores participantes. No total foram arrecadados 13.710 Kg de resíduos, entre eles: papel, plástico, pilhas, esponjas, eletrônicos, metal, vidro e óleo. A gincana foi muito educativa, trazendo reflexão e conhecimento para os participantes. A busca por resíduos para o descarte correto, envolveu familiares e amigos dos colaboradores, gerando ótimas histórias de bastidores, muitas delas engraçadas. 

Durante todo mês as pontuações de cada time foram somadas e na semana passada houve uma premiação com o time vencedor, onde esteve presente  Jean Peliciari, diretor da ONG Teoria Verde e representante do Instituto Lixo Zero. O maior objetivo da coleta foi a divulgação do Ecoponto, além de mobilizar e orientar a comunidade, estimulando o hábito dos participantes de separar resíduos sólidos recicláveis, destinando-os para os locais adequados. 

Para o CEO do Grupo La Torre, Luigi Rotunno “É essencial desenvolver essa consciência ambiental e criar soluções sustentáveis para o município, convidando a sociedade civil a se organizar e fazer a sua parte, reforçando a necessidade que o poder público cumpra com o seu dever e busque soluções inteligentes para garantir a preservação das riquezas naturais de Porto Seguro”. 

Segundo Eliete Ferreira, responsável pelos Projetos ESG do Grupo La Torre e idealizadora da ação, o foco principal foi instigar o máximo de pessoas possível (colaboradores e comunidade) a enxergar que nem tudo que se joga “no lixo”, deveria ir para lá. É preciso pensar dentro da esfera dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e fazer a diferença.

EM ALTA

Artigos Relacionados