• Home
  • /
  • Turismo
  • /
  • ESG – La Torre fala sobre gestão de resíduos no 1º Fórum da Resorts Brasil

Compartilhar

ESG – La Torre fala sobre gestão de resíduos no 1º Fórum da Resorts Brasil

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, a Associação Resorts Brasil organizou o “Primeiro Fórum ESG Resorts Brasil”, com o objetivo de disseminar o compartilhamento para a construção colaborativa de soluções essenciais para o avanço das práticas ESG no segmento de resorts e na indústria do turismo brasileiro. 

O Grupo La Torre, que vem traçando uma trajetória eficiente em sua jornada ESG, foi convidado a integrar o painel de palestras. As atividades aconteceram no Novotel Itu Golf & Resort, interior de São Paulo, trazendo trocas de experiências nos eixos ambiental, social e de governança. O evento contou com a presença de profissionais renomados do setor de turismo e hotelaria, representantes de associações, autoridades governamentais e especialistas em ESG.

Temas prioritários como eficiência energética, gestão hídrica, redução da pegada de carbono, gestão de resíduos, economia local, comunicação de marca no ESG e governança corporativa no setor de turismo, foram debatidos durante o encontro. A nossa gestora ESG, Eliete Ferreira foi uma das palestrantes do evento, apresentando nossas soluções em gestão de resíduos.

Confira abaixo uma entrevista de como foram esses dias de trocas tão importantes para avanços em práticas ESG no setor de turismo: 

Revista La Torre: Como foi para você participar do Fórum?

Eliete Ferreira: Foi um momento muito rico, pois pude levar as boas práticas do La Torre para outros resorts conhecerem. Foi um momento de muita troca, de muita experiência com a realidade da jornada ESG  em vários níveis de maturidade que cada um está. Eu vi um representante da ONU e da Embratur falar sobre os desafios. Ouvimos associações ligadas ao turismo. Foi bom entender como está o contexto, como os movimentos estão acontecendo, como está a evolução e aquilo que é muito crítico para vários pontos em comum. Teve vários momentos de trocas riquíssimas. 

Revista La Torre: Como aconteceu o convite?

Eliete Ferreira: A Ana, diretora executiva, fez contato com nosso CEO, Luigi Rotunno, e ele pediu para que eu representasse o La Torre. Durante o evento fiz contato com o Matheus, que é o gerente de projetos da Resorts Brasil e ele me disse que quando estava desenhando o evento, ele precisava de um resort que levasse informações sobre boas práticas focado no desperdício e gestão de resíduos. Durante a sua busca ele encontrou aqui na nossa revista diversas matérias acerca do que ele está precisando e assim resolveu fazer  contato. Foi por meio da nossa comunicação, sobre o que fazemos aqui no Grupo La Torre,  que eles nos encontraram. 

Revista La Torre: O que você compartilhou durante o Fórum sobre as boas práticas do Resort La Torre?

Eliete Ferreira: Compartilhei a nossa trajetória, as nossas metas sobre a gestão de resíduos, os nossos desafios, as soluções que encontramos para unir aquilo que é sustentável com o social. Focamos em diminuir o descarte dos resíduos baseado na nova lei da doação de alimentos, que é de 2020, encontramos uma solução em parceria com uma startup social, a Comida Invisível. Comuniquei isso nesse encontro e vários resorts não sabiam ainda que isso podia acontecer, não sabiam da existência da legislação e me perguntaram como era esse processo, o fluxo. Eu informei sobre o volume, por exemplo,  desde que começamos com o projeto até hoje, entre o reaproveitamento e a doação, são mais de 5 toneladas de alimentos. Eu compartilhei com eles como o La Torre tem feito, toda a jornada de ESG , mas especificamente sobre a gestão de resíduos na parte ambiental. 

Revista La Torre: Qual o feedback dos participantes em relação à sua apresentação? 

Eliete Ferreira: Recebemos feedbacks muito bacanas, os participantes elogiaram bastante, tanto os outros resorts quanto o pessoal da Resorts Brasil. Todos eles nos procuraram elogiando, inclusive querendo fazer benchmarking com a gente para entender como funciona algumas coisas na prática, principalmente na questão da compostagem que fazemos em um volume muito grande. O pessoal do Instituto Muda também ficou bem encantado com o trabalho, foi bem legal. 

Revista La Torre: O que você aprendeu durante o fórum?

Eliete Ferreira: Aprendi que as ações de ESG precisam ser compartilhadas, ESG não se faz sozinho. De fato é uma jornada, cada um no seu contexto, no seu nicho de negócio, na realidade local. Você vai crescendo, amadurecendo, conquistando novas ações e inovando. Mas tem muito a ver com o contexto e com o compartilhar. Quando se trata de questões ambientais, tudo o que você faz é global. Aprendi que é um passo de cada vez, passos firmes, conectados com o negócio, com os valores, a estratégia da empresa, mas sempre com a conexão com outras pessoas, startups e comunidade. 

Revista La Torre: Quais os próximos passos do Grupo La Torre em sua jornada ESG?

Eliete Ferreira: Seguir na nossa jornada buscando inovação, entender o nosso contexto, reajustando metas e ações, para fazermos de forma consolidada e transparente. E cada vez poder comunicar mais, pois, fazemos muita coisa internamente voltada ao ESG.

Conheça aqui todas as práticas ESG do Resort La Torre.

Faça aqui a sua reserva no Resort La Torre e viva momentos incríveis em um lugar que se preocupa com o amanhã.

EM ALTA

Artigos Relacionados