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Mordomo virtual: tudo sobre Yago, novidade do La Torre

Ficar hospedado em um modelo all inclusive é bom. Quando os produtos são de ponta, ótimo. E quando não é necessário mais do que um smartphone para que as coisas cheguem até você… é o La Torre. O resort, de Porto Seguro (BA), lançou há uma semana o Yago, mordomo virtual repleto de facilidades como nenhum outro empreendimento do gênero oferece no Brasil.

Ao chegar no resort e conectar à rede wi-fi, o Yago abrirá automaticamente pelo navegador do smartphone. Não há aplicativo, o que, segundo o diretor do La Torre, Luigi Rotunno, é uma tendência. “O consumidor está um pouco saturado dos aplicativos, e a estada dele aqui é passageira, portanto optamos pelo formato web.” Embora esteja vinculado à rede sem fio, o Yago funciona apenas na intranet, isto é, não necessita de conexão com a internet para ser executado. Basta estar ligado no wi-fi.

Com sobrenome e número do quarto, o hóspede tem à disposição uma série de serviços na palma da mão. Esteja no quarto, na piscina, no spa ou em qualquer outra área do resort, é possível ter muito mais conforto e encurtar a distância com o operacional pedindo toalhas, bebidas, tira-gostos, agendar atividades e passeios, consultar a programação, entre outros. O pedido é feito diretamente ao profissional responsável, sem precisar passar pela central.

Confira as funções:

LAZER
Esta aba é dedicada à programação diária de lazer do La Torre. Nela, é possível encontrar detalhes de todas as atividades para adultos e crianças: gincanas, aula de desenho, natação, atividades aquáticas, peteca, dança na praia, entre outras. Também há informações como trajes a serem usados, faixas etárias para cada atividade, entre outros. As atividades que requerem agendamento também podem ter vagas reservadas via Yago.

SERVIÇOS
Essa é uma das principais abas. Por meio dela é possível enviar mensagem para recepção, room service, governança e/ou manutenção. O room service, que funciona das 23h às 5h, dá todas as opções do cardápio e atende em no máximo uma hora. À governança é possível solicitar água, travesseiro, papel higiênico, manta, toalhas, entre outros, das 8h às 23h30. Recepção e manutenção abrem uma caixa de texto para o hóspede solicitar o que for necessário, como um reparo no quarto ou informações gerais.

PASSEIOS
Nesta aba o hóspede tem todas as informações de passeios extras do La Torre. Barco, escuna, mergulho…Quem deseja sair das dependências do resort e fazer algo diferente terá toda descrição detalhada, inclusive com valor, horário e opção de agendamento. A função também está disponível para apontar a quantidade de acompanhantes e o que está incluído em cada tarifa de passeio.

À LA CARTE

Uma refeição à la carte é incluída em cada estada do hóspede La Torre, e nesta aba ele encontra o cardápio e o agendamento para realizar seu almoço ou jantar. O resort está próximo de lançar o cardápio 2017, que inclui, por exemplo, cordeiros e lagostas para pratos principais, ceviche e salada para a entrada e panacota de chocolate para a sobremesa. Após a primeira refeição à la carte, o hóspede terá taxa nas seguintes.

OPINIÃO
Luigi Rotunno calcula que essa aba gerará economia de 10 mil a 30 mil folhas de papel por ano. Aqui é onde o hóspede, após o check out, dá o feedback sobre os produtos, serviços e sua estada. É um balanço sobre o tempo em que ficou no resort, algo que o diretor geral garante ser tratado com muita seriedade pela equipe La Torre. “Isso sem contar a produtividade e organização que teremos com esse balanço sendo digitalizado”, apontou o diretor.

MEU PAINEL

A função mostra o balanço de todas as solicitações feitas, como reservas no restaurante, calendário de passeios, data de check-out, entre outros. É uma planilha para facilitar todas as atividades do hóspede.

INOVAÇÃO
Antes mesmo de ser lançado, o Yago já despertou a atenção de outros resorts brasileiros. Rotunno, também presidente da ABR, revelou que há outros players do gênero interessado na aquisição da plataforma. Vale ressaltar que o produto é 100% feito por programadores locais, de Porto Seguro, e desenhado exclusivamente para o La Torre. “Sabemos que a força da tecnologia no País vem do Sudeste, porém, esse mercado entende muito pouco de hotelaria, do que o hóspede precisa, portanto optamos por fazer aqui, onde podemos acompanhar bem de perto. Está dando certo”, comemorou Rotunno.

ATUALIZAÇÕES
O diretor reconhece que há muito a ser feito, pois o mordomo virtual ainda está em fase inicial e, conforme os feedbacks vêm chegando, melhorias serão feitas. “O próximo passo será instalar chatbot para a comunicação deixar de ser unilateral e termos a liberdade de responder as mensagens pela plataforma. No momento, toda nossa equipe está absolutamente sincronizada com o sistema. O bom de tudo isso é que se evita ruído na mensagem. O pedido do hóspede chegará diretamente ao responsável, seja recepcionista, governanta ou a quem caiba determinada função.”

Ao apresentar o produto a operadores, Luigi Rotunno recebeu a solicitação de que Yago seja sincronizado com seus sistemas. “Abracei a ideia e vamos trabalhar nisso. A ideia de colocar receptivos e operadoras em paralelo com o hóspede é muito boa. É totalmente possível identificar a operadora ou OTA a que vendeu o pacote”, acatou o diretor. “O fornecedor tem cada vez mais que ajudar o operador a vender o produto fazendo seu próprio marketing”, concluiu.

Matéria: www.panrotas.com.br

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