A preservação ambiental é fundamental para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A Verdejar, Associação Socioambiental, sem fins lucrativos, atua com a missão de conservar, recuperar os ecossistemas e promover uma educação socioambiental inovadora e formadora de consciência crítica.
No dia 18/05 a Verdejar organizou oficinas para os alunos da Escola Municipal Nilzenil de Almeida Nobre em Arraial D`Ajuda – Porto Seguro/BA. Durante toda a manhã de um sábado ensolarado as crianças puderam aprender mais sobre resíduos, compostagem, como reutilizar os materiais recicláveis e sobre o papel das sementes.
O Grupo La Torre entende a importância de ações que ofereçam orientação e soluções sustentáveis para a comunidade quanto a preservação do meio ambiente, por isso, apoiou a iniciativa e segue fortalecendo a sua governança ambiental, social e corporativa (ESG).
A partir das diretrizes de ESG foi incorporado um processo de tomada de decisão interno focado em práticas específicas e mensuráveis que também prioriza oportunidades para a sociedade. Assim, segue apoiando ações externas mais amplas e com alcance a longo prazo nas comunidades da região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália com foco na preservação ambiental.
Segundo Eliete, Gestora ESG do Grupo La Torre “a conexão com projetos e ações da comunidade que dialogam com os valores e objetivos sustentáveis do Grupo La Torre, demonstra que estamos no caminho certo e, tangencia de forma fluida o nosso desejo por um mundo melhor, e com pessoas mais conscientes”
Confira abaixo uma breve entrevista com Associação Socioambiental Verdejar sobre as oficinas Verde-Já na escola Municipal Nilzenil de Almeida Nobre:
Revista La Torre: Quanto tempo existe a Associação Verdejar dAjuda e como ela funciona?
Verdejar: A Associação Verdejar d’Ajuda existe desde 2018. Criada por um coletivo de moradores preocupados com as mudanças no meio natural do distrito de Arraial d’Ajuda provocadas por um modelo de desenvolvimento insustentável. Possuímos diversas frentes de ação: reflorestamento de bosques, promoção da educação socioambiental e atuação no Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Revista La Torre: Quais oficinas aconteceram na Escola Municipal Nilzenil de Almeida Nobre?
Verdejar: Buscamos sempre proporcionar experiências sensoriais às crianças por entendermos que isso potencializa o aprendizado. Foram cinco oficinas:
1. Coleção de lixo marinho da UFSB: ensina sobre os perigos de resíduos marinhos, e sobre conexão dos oceanos e do planeta
2. Contação de histórias Mata Atlântica. Cia das ideias.
Na trilha do lixo com bonecos de animais da Mata-Atlântica feitos de material reutilizado (eco-bloco, plástico e papel).
3. Reutilização de objetos do cotidiano. Conexão d’Ajuda.
Produção de vasos de plantas com material reutilizado.
4. Semente não é lixo.
- Ressignificação da percepção das crianças acerca do potencial das sementes. As crianças levarão os vasinhos para cultivar as plantinhas em casa junto às suas famílias.
5. Compostagem. Gro Bonilla.
Reutilização de materiais orgânicos
Revista La Torre: Qual a importância de desenvolver ações como essas nas escolas?
Verdejar: A Verdejar acredita que a educação socioambiental tem um papel essencial para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. O objetivo das oficinas é encorajar as novas gerações a se sentirem parte da natureza, vislumbrando maneiras harmônicas de se viver com o meio ambiente. Nesse sentido, as Oficinas Verde-Já possuem um grande potencial.
Para além do aprendizado socioambiental, conseguimos fortalecer os laços entre sociedade e escola pública pois os(as) oficineiros(as) proporcionam novos saberes às crianças e professores, que podem se inspirar das abordagens e conteúdo pedagógicos. É também uma forma de dar visibilidade ao trabalho dos(as) oficineiros(as). Todos os participantes são remunerados(as) com base nos valores pagos aos professores da rede municipal. Acreditamos também que a assiduidade escolar tende a aumentar com a realização da Oficinas.
Revista La Torre: Como foi organizar essa ação e o sentimento da equipe da Verdejar com essa vivência?
Verdejar: Na verdade, já existe um anseio de professores(as), corpo administrativo, crianças, oficineiro(as) por mais módulos de educação socioambiental.
O principal desafio é harmonizar as necessidades e capacidades de cada um dos envolvidos para fazer acontecer o evento. São muitos esforços da parte de todos(as) os membros, mas, para nós, ver o brilho nos olhos de crianças de uma escola pública é incrível! Ao final, é muito gratificante ver o interesse de outras escolas em sediar as Oficinas, a gratidão dos(as) oficineiros(as) e dos funcionários da escola anfitriã em geral.
Revista La Torre: Qual a importância dos patrocínios para a realização dessas iniciativas?
Verdejar: Os patrocinadores desempenharam um papel fundamental na viabilização das oficinas, permitindo uma justa remuneração de todos(as) os(as) envolvidos(as) com materiais suficientes para atender todas as crianças. Somos gratos à sensibilidade dos nossos patrocinadores, que acreditam na educação socioambiental como uma ferramenta tão abstrata quanto essencial para o combate e adaptação às mudanças climáticas. Enquanto única ONG ambientalista de Arraial d’Ajuda, buscamos parceiros para estabelecer parcerias duradouras em projetos futuros.
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