Durante os dias 20, 21 e 23 de março, o Resort La Torre realizou um Treinamento com seus colaboradores sobre o Espectro Autista. Ao implementar a iniciativa, o Grupo, além de atender as necessidades dos hóspedes autistas, também promove uma cultura de inclusão mais ampla. Isso cria um ambiente acolhedor e acessível para todos os hóspedes, independentemente de suas habilidades ou necessidades.
O curso foi ministrado pelo Médico Psiquiatra Marlon de Borgonha, profissional que possui larga experiência em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos Estados de Minas Gerais e Bahia, e que está muito engajado em casos de espectro autista da região, devido sua atuação em Trancoso, Aldeia Barra Velha e outras localidades de Porto Seguro.
Foram dias de muitas trocas, experiências e desenvolvimento de práticas de inclusão que contou com a participação de mais de 350 colaboradores. No treinamento, os envolvidos puderam conhecer detalhes desse transtorno que altera as condições do neurodesenvolvimento. Condição essa, que compromete a comunicação e a interação social.
Estima-se que haja aproximadamente 2 milhões de pessoas com Espectro Autista, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE em 2022, porém, os dados ainda são incertos devido a falta de informação de grande parte da população. Segundo Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “é fundamental orientar os colaboradores sobre o assunto, pois além de contribuir com a conscientização da comunidade, qualifica os colaboradores garantindo a personalização no atendimento a pessoas com essa condição”.