Compartilhar

Outubro Rosa 2024 – La Torre realiza ações preventivas 

O Outubro Rosa 2024 do La Torre iniciou no dia primeiro com  um café da manhã especial e um bate papo com Leila Dipp, Diretora de Operações do Grupo, no Park Lounge. Durante todo o mês serão realizadas consultas com as colaboradoras do Resort La Torre e Porto Seguro Shopping e também do Casa La Torre e Gino Gastronomia em Trancoso. Além de encaminhamentos para exames  de mamografia e US Mamária na Clinica Porto Diagnóstico. 

As ações promovidas pelo Grupo La Torre são de incentivo ao movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama. Criado em  1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem como objetivo o compartilhamento de  informações e a promoção para a conscientização sobre a doença. Além disso, visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

Atualmente, o câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres em todo mundo. No Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023. São cerca de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Através de agendamento prévio com o RH , as consultas estão sendo realizadas com a ginecologista Thalita Oliveira. 

Entrevista com Dra. Thalita Oliveira para o Outubro Rosa 2024:

Revista La Torre: Como está funcionando o atendimento com as colaboradoras do Grupo La Torre? 

Dra. Thalita: O atendimento às colaboradoras do La Torre está sendo realizado conforme agendamento pela equipe do RH que tem buscado ativamente a adesão de todas à campanha.

Revista La Torre: Qual a importância do Outubro Rosa?

Dra. Thalita: O outubro Rosa é um mês de grande importância para o mundo feminino pois através de campanhas há maior incentivo ao rastreamento do câncer de mama e também de outros cânceres ginecológicos  com aumento da disponibilidade de exames tais como a mamografia, ultrassonografia da mama e citologia oncótica do colo uterino e até mesmo do contato com profissionais especializados.

Revista La Torre: Quais os principais sintomas do câncer de mama e a importância da detecção precoce?

Dra. Thalita: O câncer de mama é uma doença silenciosa… quando os sintomas surgem geralmente estamos diante de um quadro mais avançado. Nesses casos podemos notar nódulos, geralmente indolores, alterações da cor e aspecto da pele, mudança e assimetria dos mamilos, saída de secreção pela mama. Por isso a importância do rastreamento, para que possamos diagnosticar lesões ainda pequenas que ainda não apresentam sintomas e realizar o tratamento menos agressivo possível, aumentando as chances de cura.

Revista La Torre: A mamografia é recomendada a partir de qual idade?

Dra Thalita: A sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o rastreamento do câncer de mama seja realizado através da  mamografia, anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Em alguns casos, onde há história familiar, pode haver antecipação do rastreamento. É importante ressaltar que a ultrassonografia da mama é um exame complementar e NÃO substitui a mamografia, que é o exame padrão ouro para o rastreamento.

Revista La Torre: Quais os cuidados na rotina a mulher pode tomar para detectar um câncer de mama? 

Dra. Thalita: Seguir as orientações de rastreamento é muito importante. Mas é preciso lembrar que a prevenção é muito maior do que a realização de exames. Ela envolve o autocuidado em relação ao controle de peso, alimentação saudável, prática regular de atividade física e abandono de vícios como o tabagismo e o alcoolismo. É valioso ainda realizar o autoexame – para que a mulher conheça seu corpo e possa ficar atenta às pequenas possíveis mudanças.

Mulher que se ama, se cuida!

EM ALTA

Artigos Relacionados