• Home
  • /
  • Turismo
  • /
  • Dia Mundial de Conscientização do Autismo – La Torre possui preparo especial 

Compartilhar

Dia Mundial de Conscientização do Autismo – La Torre possui preparo especial 

Hoje (02/04) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tem o objetivo de levar informação a fim de reduzir a discriminação e o preconceito. Também promove o conhecimento sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

O espectro autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

A inclusão e o acesso são essenciais no turismo, que tem o poder de abrir novos horizontes, inclusive de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é muito importante a adaptação de hoteis e resorts para que possam oferecer experiências acolhedoras e seguras para essas pessoas e suas famílias. Entendemos que o Dia Mundial de Concientização do Autismo é de extrema importância para que toda a comunidade se atente às necessidades de pessoas com esse espectro.

O La Torre possui o selo Amigo do Autista desde 2022, e oferece treinamento especial para a equipe regularmente. No ano passado, foram 3 dias de treinamento com 350 colaboradores, que puderam conhecer detalhes desse transtorno que altera as condições do neurodesenvolvimento.

Ao implementar a iniciativa, o Grupo La Torre, além de atender as necessidades dos hóspedes autistas, também promove uma cultura de inclusão mais ampla. Isso cria um ambiente acolhedor e acessível para todos os hóspedes, independentemente de suas habilidades ou necessidades.

Uma das especialistas que ministrou treinamento continuado com a  equipe de Recepção, foi Gisele Macéa, que antes disso, foi hóspede do La Torre. Tendo 3 filhos autistas e seu esposo também diagnosticado já adulto, Gisele, com sua experiência pode dar um feedback mais preciso para a equipe. Ao ser convidada para ministrar o curso, a especialista montou uma grade e uma ficha, que ajuda a equipe a se antecipar para atender hóspedes que possuem o espectro autista. 

Segundo Vitória de Jesus Santos, Gestora da Recepção “pra gente acolher melhor esse hóspede, cujo transtorno não é visível, o treinamento foi essencial. Hoje, a equipe consegue identificar, pois, alguns pais, às vezes, não têm nem a noção de que o filho tem, e alguns recepcionistas já percebem. A  gente tem também um colaborador, o Leonardo, que é autista, e que hoje trabalha no front, então, ele também consegue identificar e ter essa familiaridade com essas pessoas, tanto adulto quanto criança. Leonardo é uma pessoa que dá um auxílio muito grande pra gente, ele consegue ter uma intimidade melhor”. 

“As vezes, o próprio recepcionista já identifica. O pai, às vezes, a mãe, não  aceitou ainda o diagnóstico do filho, e é bem interessante, porque alguns recepcionistas tem esse feeling, esse insight de poder conduzir o check-in, de perguntar de uma forma suave. A gente tenta dar esse suporte, juntamente com o guest, que tem o maior peso nesse sentido, porque ele realmente tá ali 100% durante a hospedagem com o pai e com a mãe, principalmente se for criança. Instruímos ao máximo também a equipe de lazer, porém, em alguns casos, o nível é extremo, e infelizmente a nossa equipe não consegue dar um suporte tão grande, de ficar o dia todo, mas tenta fazer o máximo, fazendo algo separado, algo individualizado. Em níveis extremos também fazemos a indicação da babá, e a própria recepção e o guest dá um suporte para os pais ali. As vezes, o diagnóstico é novo, então é tudo novo para os pais também, ou para os avós. Sabemos também que eles vêm pro La Torre no intuito de descansar, de ter novas experiências, então, hoje nossa instrução em relação a isso de fazer perguntas, é realmente para poder antecipar toda a necessidade do apartamento. Nosso resort é grande, então acontece da pessoa comprar sem saber direito onde é a localização, e às vezes a localização é  muito barulhenta, e o adulto ou até a própria criança, não se adapta muito bem a lugares barulhentos, fazemos questão de fazer essa troca de apartamento para o hóspede, de fazer todo esse questionário antes da pessoa se acomodar” conclui Vitória. 

Segundo a equipe de Guest House do Grupo La Torre, quando eles recebem a informação de que alguma criança autista ficará hospedada no resort, o primeiro cuidado é preparar a estadia de uma maneira que fique o mais semelhante possível à rotina dela. É perguntado aos pais sobre sua alimentação, por exemplo, para que possa ser feita uma triagem na região  e obter as marcas que ela consome. Assim, é preparado um cardápio específico. 

A equipe de lazer realiza atividades personalizadas de acordo com o perfil de cada criança. Caso precise da liberação do apartamento em que a família ficará hospedada mais cedo (se estiver disponível), é realizada prontamente. Ao ter a informação antecipada, a equipe de Guest junto às equipes de governança e recepção preparam o apartamento de forma adequada. Se os pais, por exemplo, possuírem um objeto que a criança tem apego (manta, urso, etc) a equipe já coloca no apartamento antes que ela entre, para que não estranhe o ambiente. Tudo para personalizar a experiência dessa criança se aproximando da rotina dela. 

Vamares Souza,  Gerente de RH do La Torre também complementa que dentro do programa de Sustentabilidade Emocional realizado pelo Grupo com os colaboradores, também é trabalhado o desenvolvimento de abordagem para quem possui necessidade especial, que abrange também o autismo. 

Para Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, “é fundamental orientar os colaboradores sobre o assunto, pois além de contribuir com a conscientização da comunidade, qualifica os colaboradores garantindo a personalização no atendimento a pessoas com essa condição”. 

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é essencial reconhecer a importância de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para as pessoas autistas. Isso inclui proporcionar acesso a oportunidades educacionais, de emprego e de participação na comunidade, respeitando suas necessidades individuais e oferecendo apoio . 

Quer viver momentos incríveis com todo suporte nas suas férias? Faça aqui sua reserva no Resort La Torre.

EM ALTA

Artigos Relacionados