Pesquisar
Close this search box.
  • Home
  • /
  • Turismo
  • /
  • Festival Gastronômico – Sabores da Terra reúne delícias nordestinas no La Torre 

Compartilhar

Festival Gastronômico – Sabores da Terra reúne delícias nordestinas no La Torre 

Pelo segundo ano consecutivo o La Torre organiza um Festival Gastronômico super especial para os hóspedes, o Sabores da Terra. A experiência, que tem se tornado um marco importante no calendário anual do resort, acontece este ano durante todo mês de abril, e foi cuidadosamente pensada e organizada pelo time de eventos do La Torre. 

No Festival Sabores da Terra, é possível conhecer e explorar novos sabores em um encontro com diversos chefs especialistas na cozinha ancestral nordestina e gastronomia contemporânea. As noites de festival acontecem no formato Talk Show, onde é incorporado ao preparo uma narrativa que conta as origens dos ingredientes, além de histórias de personagens e localidade do prato desenvolvido ao vivo. 

São trabalhados diferentes vertentes e misturas de sabores na arte da cozinha nordestina e além dos chefs convidados, também participam do festival, chefs residentes do La Torre, que apresentam as especialidades da casa. Durante o festival são apresentados influências gastronômicas indígenas, africanas e nordestinas. 

Dando início ao Festival Sabores da Terra, na última terça-feira (02/04) tivemos a presença do Chef Timóteo Domingos. Nascido em Boa Vista (AL), o chef está à frente do projeto Gastrotinga, que incentiva agricultores do Nordeste, e comercializa cactos. Possui mais de 5.000 receitas com ingredientes da caatinga, destacando toda riqueza gastronômica da cultura nordestina.

Confira uma pequena entrevista com o Chef Timóteo Domingos:

Revista La Torre: O que você acredita ser importante para a construção de um bom prato?

Timóteo Domingos: Eu acredito que para a construção de um bom prato é importante acima de tudo conhecer bem o ingrediente. As texturas, os aromas, sabores, se você conhece bem o ingrediente, você vai conseguir elaborar um bom prato, seja uma entrada, prato principal ou sobremesa. 

Revista La Torre: O que você levou em consideração para a elaboração do prato no Sabores da Terra?

Timóteo Domingos: A regionalidade, eu nasci em Alagoas mas atualmente moro em Sergipe, sempre morei no sertão. Eu trouxe nessa edição do Sabores da Terra, elementos que caracterizam a cozinha nordestina. Amendoim que é típico de Sergipe, considerado patrimônio material inclusive, que traz um sabor levemente terroso que caracteriza a cozinha sergipana. O cacto, que é um elemento com um sabor um pouco mais suave, textura única e o camarão que traz essa fusão com o litoral. Os elementos que utilizei para aromatizar, para dar sabor e cor ao prato é muito essa fusão de sertão, litoral, nordeste e muito frescor. 

Revista La Torre: O que você acha importante ressaltar na sua cozinha, enquanto execução?

Timóteo Domingos: Na execução é imprescindível manter o equilíbrio de todos os sabores e aromas de todos os ingredientes. Esse é um prato que usa muitos ingredientes, então equilíbrio é a palavra chave na execução desse prato. 

Esse ano contaremos novamente com a presença do Afrochef Jorge Washington que faz parte do projeto Culinária Musical, em Salvador, encontro que reúne música e gastronomia afro-brasileira. Suas criações são inspiradas na pluralidade dos sabores africanos. E também teremos a Chef Indigena Pataxó Cassiane, que utiliza PANCS para uma abordagem nutritiva e sustentável. Veja também os chef residentes e a programação completa aqui. 

Com certeza essa é uma bela oportunidade de conhecer novas delícias e culturas aqui no Resort La Torre.

EM ALTA

Artigos Relacionados