• Home
  • /
  • Experiências
  • /
  • Carnaval Sustentável – Equipe de lazer utiliza resíduos em oficinas

Compartilhar

Carnaval Sustentável – Equipe de lazer utiliza resíduos em oficinas

Aplicado na prática e recentemente empregado em um carnaval sustentável, o conceito nada se perde, tudo se transforma e se recria, é uma realidade dentro do La Torre. O Grupo segue fortalecendo sua agenda ESG que visa sustentabilidade e responsabilidade social. 

Reaproveitar objetos e reciclar itens que iriam para o lixo são soluções práticas, econômicas e ecologicamente corretas. A sustentabilidade é uma pauta de extrema importância para o Grupo La Torre. Por isso, neste ano, contou com a expertise da equipe de lazer e com o engajamento de outras áreas para a criação de 3 oficinas de fantasias com cerca de 50 crianças hospedadas no resort. Essa é uma prática que vem tomando cada vez mais força no La Torre, no final de outubro, a festa de Halloween contou com a reutilização de resíduos do nosso Ecoponto para a criação da decoração e cenografia do evento. 

Também foram reaproveitados materiais como tecidos, estruturas, fantasias de outros anos para a decoração do carnaval 2025 no resort, diminuindo a compra de insumos. Isso ajudou a reduzir os custos em 21% em relação ao carnaval do ano passado no que diz repeito aos elementos que decoraram os eventos carnavalescos e nas oficinas com as crianças.

Com muita criatividade e imaginação, a equipe ajudou as crianças a fazerem máscaras e outros adereços utilizando materiais recicláveis. Ações como essa promovem a conscientização para a importância da reutilização de resíduos em prol da natureza. 

Confira abaixo uma entrevista com   Tamires Amaral, Supervisora do lazer infantil: 

Revista La Torre: Quais materiais vocês reutilizaram no carnaval sustentável para a produção de fantasias junto aos hóspedes?

Tamires: Reutilizamos papelão, folhas secas e tintas naturais feitas com café, açafrão e corante vermelho.

Revista La Torre: O que foi produzido com esses materiais?

Tamires: Produzimos máscaras carnavalescas de papelão personalizadas com tintas naturais, escudos de papelão, asas de borboleta decoradas, varinhas mágicas e confetes sustentáveis feitos com folhas secas.

Revista La Torre: Qual a preocupação da equipe em reutilizar materiais?

Tamires: Nosso objetivo é mostrar  às crianças e aos hóspedes que é possível se divertir de forma sustentável. Além disso, reduzir o desperdício e promover a reutilização de materiais dentro do resort.

Revista La Torre: Como é a adesão das crianças na criação de suas fantasias?

Tamires: As  crianças adoram! Como as atividades são lúdicas e envolvem histórias e desafios, elas entram no clima da brincadeira e se empolgam ao produzir suas próprias fantasias. Muitas se sentem orgulhosas ao ver o resultado final.

Revista La Torre: Como acontece a separação desses materiais? 

Tamires: Os materiais são selecionados antecipadamente pela equipe de lazer, que conta com o apoio de outros setores para a arrecadação.

Revista La Torre: Quais áreas se envolvem para que esse material possa chegar até as oficinas realizadas durante o carnaval no resort? 

Tamires: Além da equipe de lazer, contamos com o apoio do setor de almoxarifado, que recebe insumos em caixas. Como precisávamos de bastante material para as oficinas, nosso maior suporte veio da equipe do nosso Ecoponto, que já auxilia na separação de materiais recicláveis e reúne itens de diversos setores. Para as folhas secas, tivemos o apoio da equipe de jardinagem, que nos direcionou a folhas maiores e as deixou separadas para coleta.

Revista La Torre: Quantas oficinas aconteceram para um carnaval sustentável?

Tamires: Foram realizadas três oficinas principais:

  • Oficina de Máscaras com  papelão e tintas naturais;
  • Oficina de Escudos, Asas e Varinhas com Papelão e materiais reaproveitados;
  • Jogo da Missão dos Confetes Sustentáveis, onde as crianças produziram seus próprios confetes ecológicos.

Revista La Torre: Conte uma curiosidade que aconteceu durante as oficinas. 

Tamires: Uma cena muito especial aconteceu durante o jogo ‘A Missão dos Confetes Sustentáveis’. As crianças estavam tão envolvidas na história que acreditaram de verdade que precisavam ajudar os animais da floresta. Um menininho, por exemplo, tinha três folhas inteiras para cortar e, mesmo com o tempo apertado, pediu para esperar um pouco porque ‘os animaizinhos precisavam dos confetes para o Carnaval acontecer’. Esse momento mostrou como as atividades lúdicas conseguem despertar o senso de responsabilidade e cuidado com a natureza desde cedo.

Viva férias inesquecíveis em um lugar que se preocupa com o meio ambiente, reserve aqui!

EM ALTA

Artigos Relacionados