• Home
  • /
  • ESG
  • /
  • Futuro – Ecoponto La Torre vira referência em Mostra Estudantil 

Compartilhar

Futuro – Ecoponto La Torre vira referência em Mostra Estudantil 

No dia 25 de outubro aconteceu a Mostra Estudantil de Artes e Ciências do colégio CEDIM em Santa Cruz Cabrália, com um tema importante para o futuro: a sustentabilidade. O Ecoponto do La Torre foi usado como referência em um dos projetos apresentados durante a Mostra. 

O grupo que escolheu o subtema Coleta Seletiva, teve conhecimento do Ecoponto do La Torre durante a sua pesquisa, usando – o como inspiração para o desenvolvimento e construção do trabalho. O Resort La Torre, atua desde setembro de 2023 como Ecoponto aberto à comunidade. A iniciativa  visa facilitar a participação da comunidade para realizar o descarte correto e garantir a destinação final adequada dos resíduos  recicláveis, além de estimular na orientação e educação ambiental da população. 

Em seu primeiro mês de funcionamento, a Equipe ESG do Grupo La Torre promoveu uma coleta seletiva gamificada, espécie de gincana, entre os colaboradores. As 13 equipes participantes contaram com 150 colaboradores que arrecadaram 13.710 Kg de resíduos, entre eles: papel, plástico, pilhas, esponjas, eletrônicos, metal, vidro e óleo. Atualmente, o Ecoponto La Torre  movimenta mais de 15 toneladas por mês de resíduos recicláveis. Possui parceria com empresas como Grupo Seiva, Recicla Legal, Terracycle ,Biotank, para a destinação adequada dos resíduos.

Segundo a colaboradora Indiana Salustriano, nutricionista do Grupo e que é mãe de um aluno da escola, na mostra, era possível ver salas com cada área que temos dentro do Resort La Torre. “Além do Ecoponto, tinha um projeto falando sobre doação de alimentos, assim como fazemos na parceria com o Comida Invisível, também sobre usina fotovoltaica, como temos aqui no resort, falando dos problemas das hidrelétricas, etc”. 

Pelo fato de já viver essa realidade da busca  por soluções mais sustentáveis dentro da empresa, ela acredita que realmente esse é o tema do momento. Conta ter sido emocionante ver o filho envolvido com a produção de brinquedos através da reutilização de resíduos. O que acontece aqui no La Torre também, já que reutilizamos matérias primas que são enviadas ao Ecoponto,  para a  produção  de decoração de festas temáticas e em oficinas com colaboradores e hóspedes, por exemplo. 

“Quando eu cheguei na área do Ecoponto na Mostra, mexeu de mais comigo, por ser uma área que estou envolvida aqui no dia a dia do La Torre,  trabalhando para que cada dia avance mais. Quando a gente chega em uma escola que está trabalhando isso desde a infância é muito gratificante”. 

Confira abaixo uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica do CEDIM, Kika Laranjeira: 

Revista La Torre: Como funciona a Mostra Estudantil de Talentos Artísticos e Científicos do CEDIM?

Kika Laranjeira: O Projeto surgiu com o objetivo de promover o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento da criatividade, pois entendemos que são elementos que merecem atenção por parte da escola e dos professores, ensinar os nossos alunos a pesquisar, principalmente em uma época em que a internet nos entrega tudo pronto. O Colégio CEDIM entende que o currículo tem papel central na formação dos seus estudantes, mas é preciso ir além, ou seja, é necessário integrar a dimensão curricular, a gestão, o espaço físico e o meio em que estamos inseridos. 

Revista La Torre: Qual a idade dos alunos participantes, de quais séries?

Kika Laranjeira: Os alunos que participam do Projeto são do 1º ao 9º Ano, com idades entre 6 a 15 anos.

Revista La Torre: Como surgiu, e na sua visão, qual a importância do tema deste ano: SUSTENTABILIDADE?

Kika Laranjeira: O tema  SUSTENTABILIDADE foi escolhido pois percebe-se que ao longo do tempo, o foco inicial na conservação ambiental ganha amplitude num entendimento mais amplo de que sustentabilidade não dissocia os sistemas ecológicos dos sociais, mas os inter-relaciona. Ou seja, sustentabilidade não trata apenas de relações com o ambiente natural, mas também de relações sociais. Entender a sustentabilidade como valor implica em reconhecer que ele deve impregnar a Escola, ou seja, sua diluição no âmbito dos componentes disciplinares, na rotina da instituição, na atmosfera da vida escolar.

Revista La Torre: Como foi o envolvimento dos alunos com esse tema?

Kika Laranjeira: A temática da sustentabilidade foi inserida em atividades variadas, buscando incrementar a aplicação dos conteúdos em cada disciplina e permitir aos alunos percebessem que o que se aprende nas salas de aulas pode ser aplicável fora dela, por meio da troca. Portanto, diante desse tema central foram divididos alguns subtemas: Coleta Seletiva, Mudanças Climáticas, Agricultura Sustentável, Fontes de Energia, Consumo Consciente, Reciclagem, Materiais orgânicos, Reciclagem de papeis, reciclagem de materiais orgânicos, havendo assim o envolvimento de todos.

Revista La Torre: Um dos projetos foi inspirado no ECOPONTO do Resort La Torre, qual a importância dessa conscientização das crianças e como elas podem contribuir para o futuro? 

Kika Laranjeira: O grupo que abordou o subtema Coleta Seletiva ao desenvolver a sua pesquisa teve o conhecimento da existência do ECOPONTO do La Torre sendo o mesmo uma das fontes para a construção e elaboração do trabalho desenvolvido e apresentado na Mostra. O trabalho com  a conscientização ambiental na escola é importante porque ajuda a formar cidadãos conscientes e sustentáveis, incentivando ações que visam à preservação e à recuperação da natureza. Assim, inserir a educação ambiental nas escolas é capacitar estudantes com pensamento crítico para que saibam se posicionar sobre as questões que envolvem a relação com o meio ambiente e que, certamente, impactarão a sociedade a longo prazo.

Clique e aproveite as melhores férias na Bahia, com responsabilidade e sustentabilidade!

EM ALTA

Artigos Relacionados